Defesa Civil emite alerta de temporal para o Rio Grande do Sul neste sábado

Chuvas fortes, rajadas de vento, temporais isolados e granizo podem ser registrados na Fronteira Oeste, no Centro, no Sul e na Campanha, segundo o órgão

Os gaúchos devem ficar atentos para virada no tempo neste fim de semana. Após feriado de Proclamação da República de sol e calor, o Rio Grande do Sul pode ser atingido por temporais no sábado (17). A Defesa Civil do Estado divulgou alerta, nesta sexta-feira (16), citando a possibilidade de mau tempo na data. Segundo o órgão, existe a possibilidade de “chuvas fortes, rajadas de vento, temporais isolados e granizo localizado, na Fronteira Oeste, no Centro, no Sul e na Campanha”.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também disparou alerta de tempestades para parte do Estado. No aviso, o órgão alerta para a chance de aguaceiro no Estado entre 1h0min de sábado e 0h50min de domingo (18). Conforme o Inmet, poderão ser registradas no período “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

O subchefe interino da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Roberto do Canto Wilkoszynski, afirmou que as coordenadorias regionais do órgão estão sempre em situação de sobreaviso para agir em caso de adversidades. Wilkoszynski destaca que a Defesa Civil trabalha com prognósticos que alertam sobre a possibilidade de mau tempo em determinadas regiões, mas não tem como precisar a localidade exata e a intensidade do fenômeno.

 

— Em caso de granizo, a nossa orientação é para que os moradores permaneçam nas residências e contatem imediatamente os órgãos de apoio, seja os Bombeiros, a Defesa Civil ou a Brigada Militar.

O subchefe interino afirmou que, geralmente, as unidades municipais das Defesa Civil atendem às ocorrências em um primeiro momento. Caso o número de atingidos cresça ou grau de complexidade da ocorrência aumente, esses postos podem pedir o auxílio das coordenadorias regionais, que estão preparadas para prestar apoio.

Conforme a Somar Meteorologia, o mau tempo chega ao Rio Grande do Sul após o encontro de dois fenômenos: vento quente e seco do Norte e uma frente fria do Sul.

Serviço

Em caso de situação adversa, a população pode acionar as autoridades nos seguintes telefones:

Brigada Militar: 190

Defesa Civil: 199

Bombeiros: 193

Samu: 192

fonte: GauchaZH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: